terça-feira, 5 de agosto de 2014

polenta com molho de tomate

Aproveitei o domingo para fazer algo que levasse um pouco mais de tempo, na cozinha: polenta com molho de tomate (adaptado do livro do River Cottage, "Everyday Veg") #vegan #glutenfree





Polenta:
250 gr de polenta "rápida"
sal
alho
malaguetas moidas
rosmaninho
pimenta preta

Molho de tomate
1 tomate médio/grande coração de boi
azeite
alho
louro
1 colher de chá de açúcar
sal

Polenta:
A polenta rápida coze em 5 minutos (nem tanto) em 1 litro de água, mas é rpeciso mexer sempre, por isso o ideal é começar com aquecer duas a três colheres de sopa de azeite numa frigideira, onde deve estar rosmaninho (eu tenho no "quintal" por isso foi só ir buscar uns galhitos  ) , dois dentes de alho esmurrados (ou alho em pó), as malaguetas cortadas aos pedacinhos ou em pó o sal e a pimenta preta. Este preparado depois é o que vai temperar a polenta, por isso , mal esteja cozida, mistura-se com este preparado.
Depois coloca-se uma superfície (tipo um tabuleiro) onde pode ter uma altur de mais ou menos 2 cm e arreferecer: o objetivo é depois cortar em palitos tipo "douradinhos", quando estiver mesmo frio.

Molho:
azeite, louro e 2 dentes de alho esmurrados aquecem num tacho, onde se adiciona um pouco de sal e uma colher de chá de açúcar. quando estiver quente qb, coloca-se o tomate cortado em cubos e vai-se mexendo em lume médio. pode esmagar-se à medida que se cozinha. leva mais ou menos 10 minutos.

Quando estiver tudo pronto, e a polenta cortada em pedaços, passa-se estes mesmos pedaços numa frigideira anti-aderente para aquecer e ajudar a ganhar uma espécie de crosta por fora (a receita original, sugeria uma fritura, mas eu optei por não o fazer e ficou muito bom e nada enjoativo )

Prontinho! Fica ótima a mistura da polenta aromatizada e um pouco picante com o molho de tomate que fica algo doce.

Sem comentários:

Enviar um comentário